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As aulas passeios tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas diversas áreas. É sempre muito interessante para os alunos, o que proporciona uma aprendizagem mais significativa e humanizada, com maior intereção entre alunos e professores. Além de ultrapassar os limites da escola, as aulas passeios despertam nos aprendizes um interesse maior pela pesquisa e pelos estudos, tornando as disciplinas mais lúdicas e atraentes.
Freneit criou a aula passeio para atingir um objetivo maior do  passear, que é o despertar, nas crianças, de uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história.

Proposta pedagógica de Freneit

Para Freinet, a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Sua carreira docente teve início construindo os princípios educativos de sua prática. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e portanto desligada da vida.
Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento. Através da observação constante ele percebia onde e quando tinha que intervir e como despertar a vontade de aprender do aluno. De acordo com Freinet, a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor.
Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são idéias defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado.
Além das técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve ser ignorado pelo educador. Isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente. O professor deve mesclar seu trabalho com a vida em comunidade, criando as associações, os conselhos, eleições, enfim as várias formas de participação e colaboração de tudo na formação do aluno, direcionando o movimento pedagógico em defesa da fraternidade, respeito e crescimento de uma sociedade cooperativa e feliz.
Há princípios no saber Pedagógico que C.Freinet considerava invariáveis, ou seja, independente do local ou período histórico, certos pressupostos deveriam sempre ser levados em conta na prática educacional.Desta forma, postulou as chamadas "Invariantes Pedagógicas",consideradas como pilares de sua proposta Pedagógica.
Desde sua origem, o movimento sempre se manteve aberto a todas as experiências pedagógicas através de documentos, revistas, circulares, cartas e boletins. Freinet buscava formas alternativas de ensino, pois não conseguia se adaptar a forma tradicional, fazia também relatórios diários de cada criança. Ao que se refere às cartilhas, ele questiona seu valor, pois os conteúdos nada tinham a ver com a realidade da criança e, portanto, não traziam nenhum estímulo à aprendizagem da leitura. Freinet dava muita importância ao trabalho, pois este deveria ser o centro de toda atividade escolar, enfatizando-o como forma do ser humano ascender, exercer seu poder.
Para Freinet, o aprender deveria passar pela experiência de vida e isso só é possível pela ação, através do trabalho. O trabalho desenvolve o pensamento, o pensamento lógico e inteligente que se faz a partir de preocupações materiais, sendo que esta, é um degrau para abstração. Freinet acreditava que no e pelo trabalho o ser humano se exprime e se realiza eficazmente. Lembrando-se que, quando o autor exalta o trabalho, não está referindo-se forçosamente ao trabalho manual, pois para ele, o trabalho engloba toda pesquisa, documentação e experimentação.
Com relação à intervenção do professor, só se dava para organizar o trabalho, sem precisar de imposições ou ameaças. Para ele, a disciplina escolar se resume a executar uma atividade que envolva e torne a criança automaticamente disciplinada.
Outro aspecto importante para Freinet é a liberdade, relativa e não disvinculada a vida e do trabalho de cada um. Para ele, a liberdade é a possibilidade do ser humano vencer obstáculos. Freinet buscou técnicas pedagógicas que pudessem envolver todas as crianças no processo de aprendizagem, independentemente da diferença de caráter, inteligência ou meio social, (lembrando-se mais uma vez que ele afirmava que o conteúdo estudado no meio escolar deveria estar relacionado às condições reais de seus alunos).
Ao estudar o problema da educação, ele propunha que ao mesmo tempo em que o professor almejasse a escola ideal, criativa e libertadora, deveria também estudar as condições concretas que estariam impedindo a sua realização.

Invariantes pedagógicas

  1. A criança é da mesma natureza que o adulto.
  2. Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
  3. O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico, orgânico e constitucional.
  4. A criança e o adulto não gostam de imposições autoritárias.
  5. A criança e o adulto não gostam de uma disciplina rígida, quando isto significa obedecer passivamente uma ordem externa.
  6. Ninguém gosta de fazer determinado trabalho por coerção, mesmo que, em particular, ele não o desagrade. Toda atitude imposta é paralisante.
  7. Todos gostam de escolher o seu trabalho mesmo que essa escolha não seja a mais vantajosa.
  8. Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa.
  9. É fundamental a motivação para o trabalho.
  10. É preciso abolir a escolástica.
    1. Todos querem ser bem-sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo.
    2. Não é o jogo que é natural na criança, mas sim o trabalho.
  11. Não são a observação, a explicação e a demonstração - processos essenciais da escola - as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experiência tateante,que é uma conduta natural e universal.
  12. A memória, tão preconizada pela escola, não é válida, nem preciosa, a não ser quando está integrada no tateamento experimental,onde se encontra verdadeiramente a serviço da vida.
  13. As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis, como às vezes se crê, mas sim pela experiência. Estudar primeiro regras e leis é colocar o carro na frente dos bois.
  14. A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um circuito fechado, independente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
  15. A escola cultiva apenas uma forma abstrata de inteligência, que atua fora da realidade fica fixada na memória por meio de palavras e idéias.
  16. A criança não gosta de receber lições autoritárias.
  17. A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende aos rumos de sua vida.
  18. A criança e o adulto não gostam de ser controlados e receber sanções. Isso caracteriza uma ofensa à dignidade humana, sobretudo se exercida publicamente.
  19. As notas e classificações constituem sempre um erro.
  20. Fale o menos possível.
  21. A criança não gosta de sujeitar-se a um trabalho em rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe numa comunidade cooperativa.
  22. A ordem e a disciplina são necessárias na aula.
  23. Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de paliativo.
  24. A nova vida da escola supõe a cooperação escolar, isto é, a gestão da vida pelo trabalho escolar pelos que a praticam, incluindo o educador.
  25. A sobrecarga das classes constitui sempre um erro pedagógico.
  26. A concepção atual das grandes escolas conduz professores e alunos ao anonimato, o que é sempre um erro e cria barreiras.
  27. A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas.
  28. Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade.
  29. A reação social e política, que manifesta uma reação pedagógica, é uma oposição com o qual temos que contar, sem que se possa evitá-la ou modificá-la.
  30. É preciso ter esperança otimista na vida.

OBJETIVOS
1 - De caráter geral:
a) Desenvolver o universo cultural e social do aluno, permitindo-lhe refletir e observar, criticamente, os aspectos funcionais de sua comunidade.
b) Aumentar o domínio e o espaço vital que o aluno deve possuir sobre seu macro-ambiente.
2 - De caráter específico:
a) Estruturar o relacionamento pais-aluno-escola.
b) Desenvolver os aspectos de necessidade de segurança no trabalho, valorização de todo trabalho como essencial para o bem estar da comunidade e aspectos científicos (técnicos) dos locais de trabalho visitados, que cada um será por sua vez o centro de atenções da aula (através do trabalho dos pais ou responsáveis).
d) Colher material significativo para conteúdo das aulas (linguagem oral, escrita, ciências, estudos sociais e outras).
e) Conhecer os processos de transformações que os materiais sofrem, pela ação do trabalho humano.
3 - Locais a serem visitados:
O lugar para visita poderá ser escolhido de acordo com o conteúdo trabalhado ou outros lugares que possam trazer experiências e vivências ricas à criança ampliando o seu aprendizado e contribuindo para o seu pensamento crítico e raciocínio.
Instituições: Prefeitura, Fórum, Câmara Municipal, Posto de Saúde, Bancos, Escolas;
Escritórios de: Arquitetura e Engenharia, Contabilidade, Advocacia;
Profissionais autônomos: Empresa de Transporte Coletivo, Beneficiamento e torrefação de Café, Supermercados, Marcenaria, Pastifício, Laticínio, Consultórios Médicos, Hotéis, Atelier de Artes Plásticas, Farmácia.
Além desses, poderão ser visitados outros locais de interesse das crianças ou para desenvolver algum assunto específico em aula.
4 - Dinâmica da Aula-Passeio:
O professor deverá ter uma ideia clara sobre o local a ser visitado para orientar os alunos a realizarem um roteiro prévio dos elementos mais importantes a serem observados durante a aula-passeio.
Deverão também ser trabalhados os aspectos de locomoção escola-local visitado, tais como: cuidados ao atravessar a rua, entrada e saída de veículos, normas sociais adequadas no relacionamento com outras pessoas, segurança pessoal e do grupo no local visitado, e outras.
Após a visita, os alunos deverão desenhar (retratar graficamente) os aspectos mais relevantes observados, de forma livre.
A partir deste desenho, professora e alunos, elaborarão texto simples em linguagem acessível a todos sobre a experiência vivenciada.
Deste texto, sairão os elementos a serem trabalhados nas áreas de linguagem escrita, ciências, estudos sociais e outras.
5 - Avaliação:
Será dada pelo interesse que a classe tiver nas visitas, pela produção dos desenhos e textos e pelos relatórios orais surgidos.
Ao final da aula, as fotos são colocadas em nossa web site para que todos possam as visitas realizadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
COLÉGIO PRO CAMPUS, Teresina – PI. Disponível em: <http://www.procampus.com.br/ensino_aulapasseio.asp> Acesso em 05 de junho de 2012.

CURIOSA IDADE EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em:
<http://www.curiosaidade.com.br/cgi-local/conteudo.atw?url=conteudo/funcionamento/atividades_ curriculares/aulas-passeio/materia&fac=5&> Acesso em 05 de junho de 2012.

CÉLESTIN FREINET, O MESTRE DO TRABALHO E DO BOM SENSO. Disponível em:

CÉLESTIN FREINET – WIKIPÉDIA. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet> Acesso em 05 de junho de 2012.

EDUCAR PARA CRESCER – PEDAGOGIA CÉLESTIN FREINET. Disponível em:
<http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml> Acesso em 05 de junho de 2012.








LINKS RELACIONADOS:

Caminhada pelo entorno da escola. Disponível em:

Projetos no bairro. Disponível em:

Visitar o jardim botânico, um passeio que rende boas lições. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/visitar-jardim-botanico-passeio-rende-boas-licoes-425730.shtml> Acesso em 05 de junho de 2012.

É hora de valorizar nosso patrimônio cultural. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/hora-valorizar-nosso-patrimonio-cultural-584455.shtml> Acesso em 05 de junho de 2012.

Aula Passeio aprofunda conhecimentos de sala de aula. Disponível em:
180 GRAUS <http://180graus.com/geral/aula-passeio-aprofunda-conhecimentos-de-sala-de-aula-468980.html> Acesso em 05 de junho de 2012.

Aula Passeio. Disponível em:
<http://gatinhosunidos.blogspot.com.br/2011/10/aula-passeio.html> Acesso em 05 de junho de 2012.




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